Diferença entre Viabilidade Financeira e Viabilidade Econômica - Resultar Gestão

Diferença entre Viabilidade Financeira e Viabilidade Econômica

Diferença entre Viabilidade Financeira e Viabilidade Econômica

by resultar gestão janeiro 12, 2021

Antes de realizarmos algum projeto na empresa em que trabalhamos ou começar um novo negócio, realizar uma análise de viabilidade é algo altamente recomendado.

Essa análise pode nos revelar se a rentabilidade do projeto ou do novo negócio vai estar à altura daquilo que imaginamos, esperamos e necessitamos.


Viabilidade Financeira X Econômica

Existem várias ferramentas e metodologias disponíveis para analisar a viabilidade de um projeto ou ideia, sendo a análise de viabilidade financeira e a de viabilidade econômica as mais conhecidas e utilizadas.

Mas qual a diferença entre elas?


A análise de Viabilidade Econômica considera o valor do dinheiro ao longo do tempo e os custos de oportunidade.

Por conta disso, a análise econômica é a metodologia mais completa para quem quer obter resultados realistas em suas análises.

Mas o que é o valor do dinheiro ao longo do tempo e os custos de oportunidade?


O valor do dinheiro ao longo do tempo

Ao longo do tempo o dinheiro sofre efeito dos juros e da inflação. Um lucro de 1.000 reais mensais hoje ou daqui a 5 anos tem o mesmo valor financeiro, mas não o mesmo poder de compra, isso porque o poder de compra da moeda diminui ao longo do tempo em função da inflação.

No gráfico abaixo podemos ver o que acontece com o valor de 1.000 reais ao longo de 10 anos, sofrendo o efeito simultâneo dos juros pagos por uma aplicação financeira como poupança ou um fundo de renda fixa e da inflação.

Ao combinarmos o efeito dos juros pagos pelo investimento com o efeito da inflação, temos a rentabilidade real dos 1.000 reais ao longo do tempo.

Quando levamos esse conceito em conta, nossa análise de viabilidade se torna muito mais próxima da realidade.

Custos de Oportunidade

O segundo critério que torna a análise de viabilidade econômica diferente da análise financeira é a consideração dos custos de oportunidade envolvidos.

O que são custos de oportunidade?

De maneira simples, são as oportunidades que “perdemos” ao optarmos por realizar um determinado investimento. Por exemplo, se você tem 100 mil reais disponíveis e opta por abrir uma loja com esse dinheiro, o seu custo de oportunidade são os outros investimentos que você poderia realizar com os seus 100 mil reais.

Do ponto de vista financeiro, se você investir 100 mil reais e obter um retorno de 200 mil, o seu projeto é viável. Já do ponto de vista econômico, ele só será viável se o retorno estiver acima do retorno possível com outros investimentos que estão à sua disposição.

Se você possui a sua disposição um investimento como uma aplicação financeira em seu banco que pode render 20% ao ano, enquanto seu projeto propicia um retorno de apenas 10%, ele não é economicamente viável, pois não é a melhor opção que você possui à disposição.

Quando levamos esse conceito em conta, podemos ter um bom nível de certeza que estamos investindo em uma opção adequada dentro do universo de possibilidades de investimento.


Estudo de Viabilidade Econômica

Os dois conceitos apresentados devem estar no centro de qualquer estudo de viabilidade econômica. Para aprender como realizar um estudo completo de viabilidade econômico assista nossa vídeo aula clicando aqui

Tem alguma dúvida ou gostaria de compartilhar alguma experiência? Deixe o seu comentário abaixo!

Compartilhe