A palavra “risco” é, geralmente, associada a algo negativo, ruim e prejudicial. Mas existem, sim, riscos positivos, já que “risco” é um evento com ocorrência e consequências incertas. Gerir os riscos é, portanto, identificar, analisar, controlar e planejar ações que dizem respeito à lida com os riscos.
A gestão de riscos visa aumentar a probabilidade de ocorrência de riscos positivos e minimizar os impactos dos riscos negativos. Por isso, realizar uma análise de riscos adequada é essencial para o sucesso de qualquer projeto. Abaixo, apresentamos os principais passos para uma gestão de riscos eficaz:
Apresentamos agora um esquema dos passos a serem seguidos para obter uma boa gestão de risco:
1. Identifique os riscos
O primeiro passo para uma boa gestão de riscos é identificar todos os possíveis riscos, tanto positivos quanto negativos. Existem diversas formas de fazer isso, como:
- Brainstorming com a equipe do projeto;
- Análise de projetos anteriores, para aprender com experiências passadas;
- Consultas com especialistas, que podem oferecer insights valiosos;
- Pesquisa de mercado, para entender os riscos enfrentados por outras empresas do setor.
Com essa listagem em mãos, dedique-se ao aprofundamento de cada um. Ao identificar os riscos, é importante detalhá-los, especificando suas causas e possíveis consequências. Isso servirá como base para as próximas etapas.
Exemplo: Em um projeto de construção de um novo prédio comercial, os riscos podem incluir condições climáticas desfavoráveis, atrasos na entrega de materiais, aumento dos custos de mão de obra ou até mesmo a oportunidade de usar novas tecnologias que melhorem a eficiência da construção acelerando o prazo do projeto e potencial retorno do investimento.
2. Analise de forma qualitativa e quantitativa
Com os riscos identificados, busque analisar as causas e consequências do risco. Isto pode pode ser feito com o auxilio de ferramentas como Diagrama de Ishikawa para investigação de causa e efeito e Análise dos 5 Porquês (5 -Why) para análise da causa raiz.
Após este aprofundamento é importante identificar o grau de exposição a que está sujeito seu projeto a esses riscos atribuindo pesos em uma escala qualitativa para a probabilidade do risco ocorrer e o impacto nos objetivos do projeto. Veja o exemplo onde detalhamos as principais informações de identificação e análise de riscos com a probabilidade e o impacto:
Risco Identificado | Causa | Consequência | Probabilidade | Impacto |
Condições climáticas desfavoráveis | Períodos de chuva intensa, tempestades, ou clima extremo | Atrasos na obra, danos a materiais e equipamentos | Alta | Alto |
Atrasos na entrega de materiais | Problemas com fornecedores, falta de matéria-prima | Paralisação parcial ou total da obra, aumento de prazos | Média | Alto |
Aumento dos custos de mão de obra | Escassez de profissionais qualificados, inflação | Aumento do orçamento total do projeto, impacto no lucro | Média | Médio |
Problemas com a legislação ou regulamentação | Mudanças em leis locais, novas normas de construção | Interrupção da obra, multas ou necessidade de readequação | Baixa | Alto |
Acidentes de trabalho | Falta de treinamento adequado, não utilização de EPIs | Ferimentos graves, atrasos na obra, multas e processos | Média | Alto |
Problemas com o terreno | Solo instável, condições geológicas imprevistas | Aumento de custos com fundações, necessidade de reforços | Baixa | Alto |
Atrasos na aprovação de licenças | Burocracia, mudanças na legislação | Paralisação da obra até regularização, multas | Média | Alto |
Desempenho abaixo do esperado dos contratados | Contratados com pouca experiência ou não cumprimento de prazos | Atrasos na obra, retrabalho e aumento de custos | Alta | Médio |
Aumento dos custos de materiais | Inflação, escassez de matéria-prima | Aumento do orçamento, comprometimento do fluxo de caixa | Média | Médio |
Inovações tecnológicas no setor | Novas ferramentas ou métodos de construção | Oportunidade de melhorar a eficiência e reduzir custos | Baixa | Alto |
Risco de falência de fornecedores | Situação financeira instável de fornecedores | Interrupção do fornecimento de materiais críticos | Baixa | Alto |
Protestos ou greves trabalhistas | Insatisfação com condições de trabalho, falta de negociação | Interrupção da obra, aumento de custos e atraso no cronograma | Baixa | Alto |
Roubo ou vandalismo no canteiro de obras | Falta de segurança adequada | Perda de materiais, equipamentos danificados | Média | Médio |
Com a avaliação qualitativa é possível estruturar uma matriz de probabilidade versus impacto, onde você visualizará os riscos que mais necessitarão de ação adicional.
De posse de informações sobre os riscos prioritários, busque matematicamente o efeito desses riscos sobre seu projeto. Diferentes ferramentas podem ser utilizadas nessa etapa do processo, tais como simulação de Monte Carlo, análise de sensibilidade ou diagrama de árvore de decisão.
3. Defina tratamentos
O próximo passo será você esquematizar um plano de ação de riscos. Nele, cada risco deverá ter sua estratégia de tratamento sinalizada. As análises feitas previamente o munirão de dados que facilitarão a escolha da ação apropriada.
Existem quatro principais estratégias de tratamento:
- Evitar o risco: Modificar o plano do projeto para eliminar o risco.
- Mitigar o risco: Reduzir a probabilidade ou o impacto do risco.
- Transferir o risco: Passar a responsabilidade para terceiros, como seguradoras.
- Aceitar o risco: Decidir que o risco é aceitável e tomar medidas apenas se ele ocorrer.
Aqui temos uma tabela com exemplo de plano de ação de riscos com as estratégias de tratamento de riscos conforme nosso exemplo de projeto de construção de prédio comercial:
Risco Identificado | Estratégia de Tratamento | Plano de Ação | Responsável | Prazo |
Condições climáticas desfavoráveis | Mitigar | Desenvolver um cronograma de contingência para períodos de chuva, utilizar coberturas temporárias para proteger materiais e equipamentos. | Gerente de Projeto | Antes do início da obra |
Atrasos na entrega de materiais | Mitigar | Diversificar fornecedores, manter um estoque de segurança dos principais materiais e ajustar cronogramas. | Gerente de Compras | Antes de cada etapa |
Aumento dos custos de mão de obra | Aceitar / Mitigar | Monitorar o mercado de trabalho, revisar periodicamente os custos e ajustar o orçamento conforme necessário. Negociar contratos com valores fixos quando possível. | Gerente Financeiro | Contínuo |
Problemas com a legislação ou regulamentação | Mitigar | Manter contato contínuo com órgãos reguladores, realizar verificações de conformidade regulares e atualizar documentos conforme necessário. | Equipe Jurídica | Durante toda a obra |
Acidentes de trabalho | Mitigar | Implementar treinamentos obrigatórios de segurança, garantir o uso de EPIs e fiscalizar rigorosamente a conformidade com normas de segurança. | Coordenador de Segurança | Permanente |
Problemas com o terreno | Evitar / Mitigar | Realizar estudos geotécnicos detalhados antes da construção e reforçar as fundações conforme necessário com base nos resultados. | Engenheiro Civil | Antes do início da obra |
Atrasos na aprovação de licenças | Mitigar | Antecipar a submissão de documentos às autoridades e manter acompanhamento regular do status da aprovação. Ter um plano de contingência caso ocorra atraso. | Equipe Jurídica | Fase de planejamento |
Desempenho abaixo do esperado dos contratados | Mitigar | Verificar referências e histórico de contratados, inserir cláusulas de penalidade por atrasos ou má execução, e realizar auditorias periódicas de qualidade. | Gerente de Contratos | Durante toda a obra |
Aumento dos custos de materiais | Transferir | Firmar contratos de fornecimento com preços fixos ou ajustar o orçamento e fluxo de caixa para lidar com aumentos de custo. | Gerente Financeiro | Fase de planejamento |
Inovações tecnológicas no setor | Aproveitar | Monitorar novas tecnologias e avaliar a viabilidade de adotar ferramentas que aumentem a eficiência e reduzam custos. | Diretor de Inovação | Contínuo |
Risco de falência de fornecedores | Mitigar | Avaliar a saúde financeira dos fornecedores antes de fechar contratos e manter fornecedores alternativos de reserva. | Gerente de Compras | Fase de planejamento |
Protestos ou greves trabalhistas | Mitigar | Manter boa comunicação com sindicatos, promover condições de trabalho adequadas e negociar de forma transparente com os trabalhadores. | Gerente de RH | Durante toda a obra |
Roubo ou vandalismo no canteiro de obras | Mitigar | Implementar sistema de segurança 24 horas, com câmeras, vigilância e controle de acesso para evitar perdas. | Coordenador de Segurança | Durante toda a obra |
Este plano de ação de tratamento de riscos permite à equipe de projeto tomar decisões informadas e proativas, minimizando os impactos negativos no cronograma e orçamento do projeto. O prazo e o responsável ajudam a garantir que os riscos sejam monitorados e controlados continuamente, permitindo uma execução mais eficiente do projeto.
Todos os membros da empresa devem estar cientes de que, para uma boa gestão de riscos, é necessário estabelecer uma boa comunicação. Desse modo, caso ocorram riscos durante alguma etapa do projeto, você será notificado.
Conclusão
Uma gestão de riscos eficaz envolve a identificação, análise e tratamento de possíveis eventos que possam impactar o sucesso do projeto. Utilizando ferramentas como o Diagrama de Ishikawa, Análise dos 5 Porquês e a Matriz de Riscos, é possível ter uma visão clara dos riscos que exigem ações imediatas e aqueles que podem ser monitorados. Definir estratégias apropriadas para cada risco e manter uma comunicação eficiente com a equipe são passos essenciais para garantir o sucesso de qualquer iniciativa.
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