fbpx

3 passos importantes para diminuir riscos

3 passos importantes para diminuir riscos

by resultar gestão janeiro 12, 2021

A palavra “risco” é, geralmente, associada a algo negativo, ruim e prejudicial. Mas existem, sim, riscos positivos, já que “risco” é um evento com ocorrência e consequências incertas. Gerir os riscos é, portanto, identificar, analisar, controlar e planejar ações que dizem respeito à lida com os riscos. O principal objetivo dessa gestão é incrementar a probabilidade e as consequências dos riscos positivos e dirimir a probabilidade e as consequências dos negativos. Apresentamos agora um esquema dos passos a serem seguidos para obter uma boa gestão de risco:

 Identifique os riscos

Aponte (através, por exemplo, da técnica de brainstorming, da pesquisa a registros de projetos anteriores, da busca por referência no mercado ou da opinião de especialistas) os possíveis riscos negativos e positivos de seu projeto. Com essa listagem em mãos, dedique-se ao aprofundamento de cada um.

 Analise de forma qualitativa e quantitativa

Com os riscos identificados, busque analisar as causas e consequências do risco. Isto pode pode ser feito com o auxilio de ferramentas como Diagrama de Ishikawa para investigação de causa e efeito e Análise dos 5 Porquês (5 -Why) para análise da causa raiz.

Após este aprofundamento é importante identificar o grau de exposição a que está sujeito seu projeto a esses riscos atribuindo pesos em uma escala qualitativa para a probabilidade do risco ocorrer e o impacto nos objetivos do projeto. Com a avaliação qualitativa é possível estruturar uma matriz de probabilidade versus impacto, onde você visualizará os riscos que mais necessitarão de ação adicional.

De posse de informações sobre os riscos prioritários, busque matematicamente o efeito desses riscos sobre seu projeto. Diferentes ferramentas podem ser utilizadas nessa etapa do processo, tais como simulação de Monte Carlo, análise de sensibilidade ou diagrama de árvore de decisão.

Defina tratamentos

O próximo passo será você esquematizar um plano de ação de riscos. Nele, cada risco deverá ter sua estratégia de tratamento sinalizada. As análises feitas previamente o munirão de dados que facilitarão a escolha da ação apropriada.

Todos os membros da empresa devem estar cientes de que, para uma boa gestão de riscos, é necessário estabelecer uma boa comunicação. Desse modo, caso ocorram riscos durante alguma etapa do projeto, você será notificado.

Percebeu a importância da gestão de riscos? Para melhor realizá-la, adquira nossa planilha “Gestão de Riscos”.

Qualquer dúvida, entre em contato conosco.

Compartilhe