Como saber a hora de repor o estoque - Resultar Gestão

Como saber a hora de repor o estoque

Como saber a hora de repor o estoque

by resultar gestão janeiro 12, 2021

Os materiais que ainda serão processados e os que já foram processados são os elementos que compõem o estoque de uma empresa. O correto controle do estoque é fundamental, visto que quando mal dimensionados, eles podem vir a se tornar um problema: podem ocupar muito espaço, estragar, serem extraviados ou se tornarem obsoletos. Por outro lado, uma das maneiras de garantir velocidade e credibilidade nas entregas, pode ser utilizando-se de um estoque satisfatório. Conheça agora alguns pontos importantes a serem considerados para controlar o estoque e saber exatamente quando é o momento de realizar sua reposição.

Atente para o Ponto de Ressuprimento

Esse ponto é alcançado através da equação: momento em que o estoque irá zerar menos o tempo decorrido entre a solicitação ao fornecedor até a chegada da matéria-prima na empresa (também chamado de lead time).

Tenha um estoque de segurança

Para otimização do cálculo do tempo de Ressuprimento, realize também um estudo para definição do estoque de segurança, ele irá proteger seu negócio de possíveis variações no lead-time de compra. 

Realize Revisões contínuas de inventário….

Nessa modalidade de revisão, as verificações são sucessivas. Em termos concretos, tal revisão é feita quando o intervalo do pedido é variável, mas a sua quantidade é fixa.

… ou Revisões Periódicas.

Caso a empresa possua giro de estoque muito alto ou uma grande variedade de itens, a revisão mais indicada é a periódica, já que a contínua demanda mais tempo. A revisão feita de tempos em tempos é geralmente aplicada em empresas cujos intervalos de pedido são fixos e suas quantidades, variáveis.

Ainda é possível mesclar os dois tipos de revisões, caso seja essa a opção mais viável e benéfica. Determinados itens podem passar por revisão contínua e outros, por periódicas, por exemplo. A aplicação desse modelo misto dependerá das particularidades e necessidades da empresa.

Quer saber exatamente quando repor e o que repor em seu estoque? Então a planilha “Controle de Estoque e Almoxarifado” é a opção certa para você.

Compartilhe