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15 dicas para montar seu negócio

Bruno Haas

12 de janeiro de 2021

Está pensando em empreender? As perguntas a seguir são um compilado de informações que contemplam um plano de negócios. Ao respondê-las você terá em mãos a espinha dorsal da nova empresa. Documente as respostas, que as mesmas servirão no futuro para saber se a empresa está seguindo o caminho que você como empreendedor desenhou!

1. Qual solução você está entregando para o mercado? Qual a minha proposta de valor?

Se você não consegue afirmar claramente qual o problema que seu serviço ou produto resolve, você não tem um bom negócio.
 

2. Qual o mercado que a empresa pretende se inserir?

Qual o ramo que você irá atuar. Mercado imobiliário, mercado agrícola, mercado de veículos seminovos, etc. Encontre o mercado e o segmento de atuação para garantir as melhores estratégias de inserção.
 

3. Qual o tamanho do mercado consumidor do seu produto ou serviço?

A quantidade de pessoas que vão comprar sua ideia ajudará você a determinar se seu conceito é viável.
 

4. Onde estão os seus clientes?

O meio e o local aonde acontecem às relações comerciais.
 

5. Como irá atuar para gerar dinheiro neste mercado?

Sabendo o mercado que você está inserido, qual a sua proposta para lucrar dentro dele.
 

6. Quais são os recursos necessários?

Qual o investimento necessário, a possibilidade de retorno, e em qual prazo.
 

7. Quantos benefícios específicos seu negócio pode oferecer?

Quais são as soluções particulares que seu negócio oferece.
 

8. Quem são seus principais concorrentes?

A estrutura de mercado que você está inserido na grande maioria das vezes possui outras empresas com outras soluções que podem ser seus concorrentes. Descreva quais são essas empresas. 
 

9. Quais são as fraquezas que você considera no seu negócio?

Quais os pontos fracos que você acha que possui, descreva-os para poder adotar estratégias de blindagem para o seu negócio. A matriz SWOT é uma ferramenta que irá auxilia-lo nessa análise.
 

10. Quais as forças em relação a outros competidores?

Quais os pontos fortes que você acha que possui, descreva-os para adotar as estratégias necessárias para o seu negócio. A matriz SWOT é uma ferramenta que irá auxilia-lo nessa análise, idem a pergunta 9.
 

11. Quais serão os principais processos operacionais? Como irão funcionar?

Comprar, vender, fabricar, entregar, desenvolver, promover. Você precisará saber quais processos você será responsável, e de que modo eles irão rodar em sua rotina.
 

12. Como serão os canais de distribuição do seu produto?

Como sua solução irá ser entregue para os seus possíveis clientes.
 

13. O produto ou serviço que eu vendo tem algum grau de diferenciação?

O grau de diferenciação do produto inclui as modificações de um produto para torná-lo mais atrativo para o mercado-alvo. O seu produto/serviço possui?
 

14. Como farei para obter a fidelidade do cliente?

Pense nas estratégias para manter uma carta de clientes, e aumentar a confiabilidade da sua marca.
 

15. Como irei promover minha marca para novos clientes?

Descreva quais serão suas estratégias de promoção, as mídias que vai utilizar, e as campanhas publicitárias para chegar ao cliente.
 

Colocando em prática com o modelo de negócio!

Pronto, as estruturas principais do seu plano de negócios estão nestas 15 perguntas! Agora é hora de documentar as respostas. Lembre-se que ao ler o plano deve-se entender o percurso que você pretende trilhar da concepção da ideia até o negócio estar montado. Uma ferramenta complementar a este questionário é o modelo de negócio CANVAS. Acesse ao nosso post e entenda a relação com as perguntas! Acesse o post e baixe o modelo de apresentação editável!

Tem alguma dúvida ou gostaria de compartilhar alguma experiência? Deixe o seu comentário abaixo!

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