A análise de concorrentes permite uma análise competitiva do seu mercado através de um panorama de como estão os outros negócios que atuam no mesmo segmento que você.
O uso dessa estratégia vai permitir entender a comunicação, modo de oferecimento de produtos ou serviços, popularidade e os métodos de convencimento dos empreendimentos com os clientes.
Em outras palavras, análise de concorrentes abre o olhar para pontos estratégicos que podem ser melhorados na sua empresa e até assumir um papel de plano de ação para melhorar alguns resultados.
O que você vai conferir:
- O que é uma análise de concorrentes?
- Para quem a análise é recomendada?
- Como fazer uma análise da concorrência?
- Tabela de análise da concorrência
- Ferramenta para entender a concorrência
O que é uma análise concorrentes?
A análise de concorrentes, também conhecida como análise competitiva ou de mercado, é um estudo para identificar pontos fracos e fortes dos concorrentes do seu nicho de atuação.
Em outras palavras, é uma pesquisa para entender o que os outros negócios estão fazendo e aprimorar isso para a sua empresa, loja ou serviço.
O intuito desse método é entender o que está sendo oferecido ao público, de que forma e como é a interação entre produto/serviço e usuário.
A análise de concorrência não é o mesmo que copiar ações ou estratégias de outros empreendimentos, mas sim analisar o que está sendo feito, ter ideias a partir disso e adaptar conforme o seu negócio e o seu público.
Identificar riscos e oportunidades, que são os objetivos dessa atividade, deve ser uma prática recorrente e usada para manter-se atualizado sobre o mercado, ajudar nas tomadas de decisões, identificar oportunidades e, claro, atrair e converter clientes.
Para quem a análise de concorrentes é recomendada?
A análise de concorrentes é recomendada para todo e qualquer empreendimento que deseja crescer de forma saudável, usando a atração de clientes como um ponto central das estratégias.
Se você quer saber se precisa ter um número de funcionários ou setor específico para isso, a resposta é não. Empresas, lojas, serviços e comércios em gerais, de todos os tamanhos, devem realizar a análise.
Lembre-se que é uma técnica de identificação de pontos fortes e fracos, com aplicação interna pensando no crescimento do negócio. Quanto antes você começar, melhor.
A dica é manter uma recorrência, tirar um tempo durante a semana ou do mês, e entender o que a concorrência tem feito que pode ser aproveitado no seu empreendimento.
Como fazer uma análise de concorrentes?
Você já entendeu o quanto a análise de concorrentes é importante e o quanto é importante para um empreendimento.
Mas o que pouca gente sabe é que uma análise não se trata de abrir o site, blog ou rede social de um concorrente e ficar alguns minutos.
A dica é prestar atenção em como os elementos da empresa e do produto se comunicam com o cliente, como fazem a atração dele.
Pensando nisso, é interessante ficar de olho em canais como newsletter, Reclame Aqui, avaliações do Google Meu Negócio e dos produtos em geral para saber como está a experiência do cliente.
Use isso para que você ofereça o melhor, assim as pessoas irão procurar seu negócio e permanecer por fidelidade.
Com essa explicação você já entendeu que o cliente precisa ficar no centro de tudo, porém existem outras etapas para realizar uma boa análise dos concorrentes. Confira:
1. Tenha um objetivo
Faça a análise de concorrentes sempre com um objetivo traçado, com uma real intenção, não apenas por fazer.
Nesta etapa procure pensar em algum ponto de melhoria que deseja alcançar, como melhorias no seus produtos e serviços, aumento das vendas, atração de novos clientes ou engajamento com clientes antigos, por exemplo.
Com o seu objetivo traçado e definido, chega um dos momentos mais importantes da análise: mapear quem são os seus concorrentes.
2. Faça um mapeamento da sua concorrência
Você sabe quem são os seus concorrentes? Se você já sabe, não tire o olho deles. Mas caso não faça ideia de quem são, comece a pesquisar agora mesmo.
Olhe para o seu nicho de atuação e entenda quem está dividindo o espaço com você. Selecione os principais e comece a observar a operação como um todo, desde a forma como se comunica até o pós venda.
E para encontrar esses concorrentes, você pode simplesmente usar o Google ou redes sociais, como Instagram ou Facebook. Nessa etapa, o importante é fazer a busca como se você fosse um cliente e estivesse pesquisando por alguma coisa.
Fique atento aos TIPOS de concorrência!
Um ponto importante é entender os tipos de concorrência. Aqui listamos os 03 tipos de concorrência:
1. Concorrentes Diretos:
São negócios que oferecem as mesmas soluções que você, ou seja, concorre diretamente com produtos ou serviços com aplicação e características iguais ou similares ao seu. Exemplo de concorrência direta:
Mercado: Alimentação Fast Food
Mesma proposta de valor
2. Concorrentes Indiretos:
São negócios que oferecem soluções diferentes em um mesmo mercado, ou seja, concorrem com a mesma curva de escolhas do consumidor porém com características e funcionalidades em parte diferentes.
Mercado Alimentação Fast Food
Proposta de valor difere – Padrão Vs Personalizado
3. Substitutos:
São negócios que atuam em mercado adjacentes e oferecem soluções que podem competir pelos mesmo clientes que o seu mercado principal porém apresentam outras formas de atendimento da necessidade do consumidor.
Mercado: Alimentação FastFood VS Alimentação Saudável
Normalmente no seu campo de visão estão os concorrentes diretos mais próximos na sua região de atuação, o que pode gerar uma “miopia” na hora de fazer a análise de concorrentes.
Para ampliar seu campo de visão pense em soluções que atendem as mesmas necessidades e busque identificar a concorrência também internet usando pesquisa de palavras-chave baseado em necessidades e produtos para identificar de forma ampla a sua concorrência.
3. Levantamento de informações
Sabendo quem são os seus concorrentes, é necessário levantar algumas informações para guiar o processo.
Nessa etapa é interessante contar com outras pessoas da empresa, de áreas como comercial e marketing, para ter uma visão de prospecção de cliente e de argumentos de convencimento. E se você tiver uma equipe de UX (user experience), o processo será ainda melhor.
Colete todas as informações que você julgar como necessárias, desde que elas sejam usadas em algum momento. Para tornar a sua pesquisa mais organizada poderá criar um checklist de categorias e informações para auxiliar na sua busca:
Checklist de Informações da Concorrência:
Público-alvo
- Informações sobre o público e clientes
- Segmentos de mercado
Divulgação
- Canais que empresa está presente (site, email, redes sociais, blog e etc);
- Tipos de conteúdo (posts, artigos, notícias ou matérias);
- Posicionamento de marca;
- Tom e voz
Produto
- Faixas de preços e estratégias
- Características técnicas
- Lançamentos e portfólio
- Avaliação de clientes
Vendas
- Política comercial (descontos, garantias e suporte)
- Formas de pagamento e etc);
Processos
- Termos e políticas da empresa
- Processos de atendimento e serviço
- Fornecedores e parceiros
- Tecnologias e sistemas
Aqui estão somente alguns exemplos que podem ser usados como base, mas você pode, e deve, coletar tudo o que faz sentido para o seu negócio e o seu objetivo com a análise.
Baseado em seu checklist chega o momento de determinar o que você vai levantar as informações da concorrência, em canais como o site, redes sociais, blog ou algo do tipo.
Observe como as informações são organizadas, como a informação alcança o usuário, o estilo do layout e das artes, e qual o tipo de anúncio é trabalhado.
4. Tabela análise de concorrentes
Uma boa forma de documentar toda a sua pesquisa, é fazer uma tabela de análise de concorrentes, que pode ser feita no próprio excel.
Fique ciente de que essa documentação pode levar um tempo, então separa um momento do seu dia para focar nisso e lembre-se de que todo esse esforço, no final, vai valer a pena.
Sendo assim, depois de coletar os dados, monte uma planilha com tudo aquilo que determinou como importante observando, como:
Critérios | Público-alvo | Divulgação | Produto | Vendas | Processos |
Concorrente 01 | |||||
Concorrente 02 | |||||
Concorrente 03 |
A forma como vai escrever cada uma dessas informações é bem livre, afinal deve ser desenvolvido de um jeito que você e sua equipe entendam.
Se for possível, colete imagens ou vídeos dos conteúdos que reuniu, também como uma forma de documentação. Lembre-se que assim como você o concorrente vai realizar melhorias e, ocasionalmente, mudar a sua apresentação.
Além das informações busque registrar os insights e oportunidades percebidas na hora da coleta das informações. Este material poderá ser a base para construção de melhorias para o seu negócio.
5. Método de análise
Para analisar os concorrentes podemos iniciar com uma avaliação qualitativa dos fatores principais de competição identificados buscando evidenciar o posicionamento do seu negócio e onde pode tirar vantagem.
Um segundo passo é entender como aprofundar a análise e extrair ações que possibilitem criar vantagem competitiva. Para isso podemos usar a Análise SWOT, também conhecida como Análise FOFA.
Esse método serve para avaliar fatores internos e externos, e é dividido em 4 partes, onde uma vai completar a outra, sendo elas:
- Forças;
- Fraquezas;
- Oportunidades;
- Ameaças.
Essas etapas também irão atuar como uma documentação do momento em que a empresa está e devem ser usadas para fazer um cruzamento de dados.
A dica é utilizar a análise swot no formato de uma matriz, para facilitar a visão e compreensão do que está acontecendo.
Para quem prefere algo mais simples e não quer montar uma tabela, pode contar com a ajuda da Resultar, que oferece o material ideal para o seu negócio chegar onde deseja. Clique no banner abaixo e adquira agora a Planilha de Análise Swot.
Quais ferramentas usar para fazer análise de concorrentes?
Hoje em dia existem diversas ferramentas para saber quem são os seus concorrentes e realizar análises.
Para fazer a identificação dos negócios que competem com você, é possível escolher algumas mais famosas, como:
- SemRush;
- Google Search Console;
- SimilarWeb;
- Ubersuggest;
- Google Alerts.
A dica é usar aquela que você tem mais facilidade junto de uma planilha para fazer a documentação e a análise propriamente dita.
Vale ressaltar que é um momento delicado, que não deve ser feito com pressa. Os melhores empreendimentos não nasceram e prosperaram do dia para noite. Leve o tempo que for necessário, mas faça uma análise de concorrentes que seja efetiva.
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