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3 passos importantes para diminuir riscos

Bruno Haas

A palavra “risco” é, geralmente, associada a algo negativo, ruim e prejudicial. Mas existem, sim, riscos positivos, já que “risco” é um evento com ocorrência e consequências incertas. Gerir os riscos é, portanto, identificar, analisar, controlar e planejar ações que dizem respeito à lida com os riscos.

A gestão de riscos visa aumentar a probabilidade de ocorrência de riscos positivos e minimizar os impactos dos riscos negativos. Por isso, realizar uma análise de riscos adequada é essencial para o sucesso de qualquer projeto. Abaixo, apresentamos os principais passos para uma gestão de riscos eficaz:

Apresentamos agora um esquema dos passos a serem seguidos para obter uma boa gestão de risco:

1. Identifique os riscos

O primeiro passo para uma boa gestão de riscos é identificar todos os possíveis riscos, tanto positivos quanto negativos. Existem diversas formas de fazer isso, como:

  • Brainstorming com a equipe do projeto;
  • Análise de projetos anteriores, para aprender com experiências passadas;
  • Consultas com especialistas, que podem oferecer insights valiosos;
  • Pesquisa de mercado, para entender os riscos enfrentados por outras empresas do setor.

Com essa listagem em mãos, dedique-se ao aprofundamento de cada um. Ao identificar os riscos, é importante detalhá-los, especificando suas causas e possíveis consequências. Isso servirá como base para as próximas etapas.

Exemplo: Em um projeto de construção de um novo prédio comercial, os riscos podem incluir condições climáticas desfavoráveis, atrasos na entrega de materiais, aumento dos custos de mão de obra ou até mesmo a oportunidade de usar novas tecnologias que melhorem a eficiência da construção acelerando o prazo do projeto e potencial retorno do investimento.

2. Analise de forma qualitativa e quantitativa

Com os riscos identificados, busque analisar as causas e consequências do risco. Isto pode pode ser feito com o auxilio de ferramentas como Diagrama de Ishikawa para investigação de causa e efeito e Análise dos 5 Porquês (5 -Why) para análise da causa raiz.

Após este aprofundamento é importante identificar o grau de exposição a que está sujeito seu projeto a esses riscos atribuindo pesos em uma escala qualitativa para a probabilidade do risco ocorrer e o impacto nos objetivos do projeto. Veja o exemplo onde detalhamos as principais informações de identificação e análise de riscos com a probabilidade e o impacto:

Risco IdentificadoCausaConsequênciaProbabilidadeImpacto
Condições climáticas desfavoráveisPeríodos de chuva intensa, tempestades, ou clima extremoAtrasos na obra, danos a materiais e equipamentosAltaAlto
Atrasos na entrega de materiaisProblemas com fornecedores, falta de matéria-primaParalisação parcial ou total da obra, aumento de prazosMédiaAlto
Aumento dos custos de mão de obraEscassez de profissionais qualificados, inflaçãoAumento do orçamento total do projeto, impacto no lucroMédiaMédio
Problemas com a legislação ou regulamentaçãoMudanças em leis locais, novas normas de construçãoInterrupção da obra, multas ou necessidade de readequaçãoBaixaAlto
Acidentes de trabalhoFalta de treinamento adequado, não utilização de EPIsFerimentos graves, atrasos na obra, multas e processosMédiaAlto
Problemas com o terrenoSolo instável, condições geológicas imprevistasAumento de custos com fundações, necessidade de reforçosBaixaAlto
Atrasos na aprovação de licençasBurocracia, mudanças na legislaçãoParalisação da obra até regularização, multasMédiaAlto
Desempenho abaixo do esperado dos contratadosContratados com pouca experiência ou não cumprimento de prazosAtrasos na obra, retrabalho e aumento de custosAltaMédio
Aumento dos custos de materiaisInflação, escassez de matéria-primaAumento do orçamento, comprometimento do fluxo de caixaMédiaMédio
Inovações tecnológicas no setorNovas ferramentas ou métodos de construçãoOportunidade de melhorar a eficiência e reduzir custosBaixaAlto
Risco de falência de fornecedoresSituação financeira instável de fornecedoresInterrupção do fornecimento de materiais críticosBaixaAlto
Protestos ou greves trabalhistasInsatisfação com condições de trabalho, falta de negociaçãoInterrupção da obra, aumento de custos e atraso no cronogramaBaixaAlto
Roubo ou vandalismo no canteiro de obrasFalta de segurança adequadaPerda de materiais, equipamentos danificadosMédiaMédio

Com a avaliação qualitativa é possível estruturar uma matriz de probabilidade versus impacto, onde você visualizará os riscos que mais necessitarão de ação adicional.

De posse de informações sobre os riscos prioritários, busque matematicamente o efeito desses riscos sobre seu projeto. Diferentes ferramentas podem ser utilizadas nessa etapa do processo, tais como simulação de Monte Carlo, análise de sensibilidade ou diagrama de árvore de decisão.

3. Defina tratamentos

O próximo passo será você esquematizar um plano de ação de riscos. Nele, cada risco deverá ter sua estratégia de tratamento sinalizada. As análises feitas previamente o munirão de dados que facilitarão a escolha da ação apropriada.

Existem quatro principais estratégias de tratamento:

  • Evitar o risco: Modificar o plano do projeto para eliminar o risco.
  • Mitigar o risco: Reduzir a probabilidade ou o impacto do risco.
  • Transferir o risco: Passar a responsabilidade para terceiros, como seguradoras.
  • Aceitar o risco: Decidir que o risco é aceitável e tomar medidas apenas se ele ocorrer.

Aqui temos uma tabela com exemplo de plano de ação de riscos com as estratégias de tratamento de riscos conforme nosso exemplo de projeto de construção de prédio comercial:

Risco IdentificadoEstratégia de TratamentoPlano de AçãoResponsávelPrazo
Condições climáticas desfavoráveisMitigarDesenvolver um cronograma de contingência para períodos de chuva, utilizar coberturas temporárias para proteger materiais e equipamentos.Gerente de ProjetoAntes do início da obra
Atrasos na entrega de materiaisMitigarDiversificar fornecedores, manter um estoque de segurança dos principais materiais e ajustar cronogramas.Gerente de ComprasAntes de cada etapa
Aumento dos custos de mão de obraAceitar / MitigarMonitorar o mercado de trabalho, revisar periodicamente os custos e ajustar o orçamento conforme necessário. Negociar contratos com valores fixos quando possível.Gerente FinanceiroContínuo
Problemas com a legislação ou regulamentaçãoMitigarManter contato contínuo com órgãos reguladores, realizar verificações de conformidade regulares e atualizar documentos conforme necessário.Equipe JurídicaDurante toda a obra
Acidentes de trabalhoMitigarImplementar treinamentos obrigatórios de segurança, garantir o uso de EPIs e fiscalizar rigorosamente a conformidade com normas de segurança.Coordenador de SegurançaPermanente
Problemas com o terrenoEvitar / MitigarRealizar estudos geotécnicos detalhados antes da construção e reforçar as fundações conforme necessário com base nos resultados.Engenheiro CivilAntes do início da obra
Atrasos na aprovação de licençasMitigarAntecipar a submissão de documentos às autoridades e manter acompanhamento regular do status da aprovação. Ter um plano de contingência caso ocorra atraso.Equipe JurídicaFase de planejamento
Desempenho abaixo do esperado dos contratadosMitigarVerificar referências e histórico de contratados, inserir cláusulas de penalidade por atrasos ou má execução, e realizar auditorias periódicas de qualidade.Gerente de ContratosDurante toda a obra
Aumento dos custos de materiaisTransferirFirmar contratos de fornecimento com preços fixos ou ajustar o orçamento e fluxo de caixa para lidar com aumentos de custo.Gerente FinanceiroFase de planejamento
Inovações tecnológicas no setorAproveitarMonitorar novas tecnologias e avaliar a viabilidade de adotar ferramentas que aumentem a eficiência e reduzam custos.Diretor de InovaçãoContínuo
Risco de falência de fornecedoresMitigarAvaliar a saúde financeira dos fornecedores antes de fechar contratos e manter fornecedores alternativos de reserva.Gerente de ComprasFase de planejamento
Protestos ou greves trabalhistasMitigarManter boa comunicação com sindicatos, promover condições de trabalho adequadas e negociar de forma transparente com os trabalhadores.Gerente de RHDurante toda a obra
Roubo ou vandalismo no canteiro de obrasMitigarImplementar sistema de segurança 24 horas, com câmeras, vigilância e controle de acesso para evitar perdas.Coordenador de SegurançaDurante toda a obra

Este plano de ação de tratamento de riscos permite à equipe de projeto tomar decisões informadas e proativas, minimizando os impactos negativos no cronograma e orçamento do projeto. O prazo e o responsável ajudam a garantir que os riscos sejam monitorados e controlados continuamente, permitindo uma execução mais eficiente do projeto.

Todos os membros da empresa devem estar cientes de que, para uma boa gestão de riscos, é necessário estabelecer uma boa comunicação. Desse modo, caso ocorram riscos durante alguma etapa do projeto, você será notificado.

Conclusão

Uma gestão de riscos eficaz envolve a identificação, análise e tratamento de possíveis eventos que possam impactar o sucesso do projeto. Utilizando ferramentas como o Diagrama de Ishikawa, Análise dos 5 Porquês e a Matriz de Riscos, é possível ter uma visão clara dos riscos que exigem ações imediatas e aqueles que podem ser monitorados. Definir estratégias apropriadas para cada risco e manter uma comunicação eficiente com a equipe são passos essenciais para garantir o sucesso de qualquer iniciativa.

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