fbpx

Curva S de Projeto – Guia de Gestão

Curva S de Projeto – Guia de Gestão

by resultar gestão março 13, 2022

Introdução

O que é?

Um dos principais desafios de qualquer projeto é a realização de um controle efetivo, que possibilite gerar medidas e ajustes para manter o projeto no caminho certo ao atingimento de seus objetivos.

Neste Guia iremos trazer um passo a passo para aplicar a Curva S aos seus projetos. A curva S é uma ferramenta simples e de grande valor para realização do controle da execução de qualquer projeto.

A curva S é um gráfico de acompanhamento de projeto que busca analisar o progresso Realizado versus o Realizado. O nome “curva S” é porque a forma do gráfico normalmente forma um “S”, porém isso depende do tipo de projeto, portanto, outras formações são possíveis.

Quais os benefícios?

A curva S é útil para monitorar o sucesso de um projeto porque os dados cumulativos em tempo real de vários elementos do projeto — como custo — podem ser comparados com os dados projetados. O grau de alinhamento entre os dois gráficos revela o progresso – ou a falta dele – de qualquer elemento que esteja sendo estudado. Se for necessário fazer correções para voltar aos trilhos, a curva s pode ajudar a identificá-las. Os usos mais comuns das curvas s são para medir o progresso do escopo (avanço físico) e avaliar o desempenho e fazer previsões de fluxo de caixa e custos (avanço financeiro).


Passo a Passo

Como fazer?

Neste Guia iremos trazer um passo a passo para aplicar a Curva S aos seus projetos.

1. PLANEJAMENTO DO PROJETO

A primeira etapa é registrar os dados de planejamento do projeto. Para isso você precisará inicialmente definir o período de controle realizado na curva S. O período estará disposto no gráfico como eixo X e normalmente é controlado por datas específicas de entregas do projeto, semanas ou meses. Você poderá registrar em uma tabela:

Com a definição dos períodos de controle no tempo, agora podemos fazer o registro do planejado para os itens de controle da curva S.

Planejamento de Escopo: Aqui estarão dados de planejamento referente ao escopo do projeto, normalmente expresso em esforço a ser realizado (horas ou dias de trabalho) ou pelo progresso das entregas (% de avanço).

Planejamento Financeiro: Aqui estarão dados de planejamento referente ao orçamento do projeto, normalmente expresso em custos e saídas de caixa do projeto.

2. CONTROLE DA EXECUÇÃO

Com o planejamento estruturado agora inicia-se a etapa de controle. A cada macro de avanço de tempo, deve-se fazer o controle do realizado, registrando na tabela de controle os valores da execução.

3. DADOS ACUMULADOS E ESTRUTURAÇÃO DA CURVA S

Para estruturação da análise da curva S é preciso implementar o cálculo do avanço acumulado para o avanço físico e avanço financeiro. O acumulado é a soma consecutiva dos valores de cada período até o último. Por exemplo:

Semana 02 = Semana 01 + Semana 02
Semana 03 = Semana 01 + Semana 02 + Semana 03
E assim sucessivamente.

Assim temos a composição da tabela de registros da curva S:

Dados Curva S Avanço Físico

Dados Curva S Avanço Financeiro

4. ANÁLISE DA CURVA S

Com os dados de acumulado é possível compor o gráfico da curva S. No eixo X temos os dados de avanço de tempo e no eixo Y os dados de avanço acumulado de escopo e financeiro.

Na análise da curva S busca-se verificar se o realizado do projeto está conforme o planejado, avaliando assim o avanço do escopo físico e do orçamento financeiros. Quanto maior a distância entre as curvas maior o desvio entre planejado e realizado, sendo que o planejado maior que o realizado demonstra que a execução está abaixo do planejamento e o contrário, planejado menor que o realizado, demonstra que a execução está acima do planejamento.

Na análise da curva S do avanço físico é possível avaliar que o projeto após a semana 02 teve um desvio crescente até a semana

Em relação a curva S financeira podemos avaliar que o projeto teve um desvio crescente dos custos orçados versus os custos planejados a partir da semana 2 e uma recuperação do saldo acumulado com o declínio da curva do orçamento realizado a partir da semana 07, finalizando o projeto com acumulado realizado discretamente menor que o planejado.

A análise da Curva S permite uma rápida visualização do desempenho do projeto em relação a variáveis chave para o atingimento dos seus objetivos. Através do gráfico da curva S somado a outros indicadores de projeto que podem ser incorporadas na análise, é possível um alto nível de controle de projetos, sendo a base para ações que busquem adequar a sua execução tendo em vista os melhores resultados.

Compartilhe