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Voz do Cliente (Voice of Customer)

O que é

A Voz do Cliente, ou Voice of Customer (VOC), é uma prática de gestão que busca coletar feedbacks, opiniões, expectativas e necessidades dos clientes para definir estratégias para melhorar produtos, serviços e experiências. Aplicar a VOC é fundamental para ter o cliente no centro das decisões de negócios e assim desenvolver soluções mais aderentes às suas demandas.

A VOC pode ser coletada de diversas fontes, como pesquisas de satisfação, análises de dados de atendimento ao cliente, reviews em redes sociais e até mesmo entrevistas diretas. É um dos pilares da área de experiência do cliente (CX) e ajuda empresas a criar um relacionamento mais próximo e personalizado com seu público.

Como aplicar

Para implementar a estratégia da Voz do Cliente podemos seguir os passos abaixo:

  1. Defina os objetivos da coleta de feedback:
    • Antes de iniciar, saiba exatamente o que deseja aprender com os clientes – pode ser a percepção sobre um novo produto, a satisfação geral com o serviço ou ideias para melhorias.
  2. Escolha os canais de coleta: Utilize os canais para obter feedback, como:
    • Pesquisas de satisfação (NPS, CES ou CSAT);
    • Entrevistas com clientes
    • E-mails pós-compra;
    • Redes sociais e análises online;
    • Chatbots e SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente).
  3. Estruture as perguntas:
    • Defina as perguntas centrais sobre experiências específicas com produtos e servios, problemas enfrentados e sugestões de melhoria.
    • Defina também critérios de registro que ajudem a classificar posteriormente os clientes, tais como região, tipo de produto, faixa etária, nível de formação.
    • Uma dica importante e ser claro e direto, pois muitas vezes o cliente terá pouco tempo para contribuir com a pesquisa.
  4. Organize e analise os dados:
    • Organize os dados em uma planilha para categorizar as respostas por temas, como reclamações, sugestões ou elogios.
    • Faça uma análise aprofundada de padrões que e repetem e dos principais pontos de melhoria destacados.
  5. Implemente mudanças:
    • Crie um plano de ação (5W2h) para planejar e aplicar as melhorias baseadas nos insights obtidos.
    • Outro ponto é divulgar ou informar aos clientes que suas opiniões geraram mudanças. Isso pode aumentar inclusive o engajamento do seu público.
  6. Monitore constantemente:
    • A Voz do Cliente não é uma ação única e deve ser planejada e revisada periodicamente.
    • Revise continuamente os feedbacks e ajuste suas estratégias de acordo com as tendências e expectativas do mercado.

Exemplo

Imagine uma loja de e-commerce que avaliou nos resultados do seu site que as conversões de vendas estavam caindo mês após mês. Para entender os motivos, implementou a estratégia da Voz do Cliente, enviando uma pesquisa de satisfação pós-compra por e-mail e chamando de forma aleatória clientes que realizaram compras nos últimos meses para uma rápida conversa no whatsapp para buscar feedbacks abertos.

Um dos padrões identificados foi que o problema era o tempo de entrega e que outros sites estavam com prazos mais ajustados. Com base nessa análise, a empresa traçou um plano de ação para renegociar prazos com transportadoras e criar novas opções de envio expresso. Com esse plano de ação o objetivo é que o processo de conversão e a satisfação do cliente aumente, refletindo em maior retenção e novas compras. Os indicadores serão monitorados mês a mês e novas pesquisas aplicadas para validar a eficácia das ações.

Tópicos relacionados

  • NPS (Net Promoter Score): Métrica para medir a lealdade dos clientes e entender o quanto eles recomendariam a empresa.
  • Customer Experience (CX): A Voz do Cliente é fundamental para melhorar a experiência geral do cliente.
  • Customer Success (CS): Utilizar VOC para prever e resolver problemas dos clientes antes que eles surjam.

Dúvidas Frequentes

  1. Por que a Voz do Cliente é importante?
    Ajuda as empresas a entenderem as reais necessidades e expectativas dos clientes, promovendo decisões mais acertadas.
  2. Quais ferramentas podem ser usadas na VOC?
    Ferramentas como Google Forms, SurveyMonkey, Zendesk, HubSpot e plataformas de CRM são ótimas opções para coleta e análise de feedbacks.
  3. VOC é útil para empresas pequenas?
    Sim! Negócios menores podem se beneficiar ainda mais ao estreitar laços com os clientes e responder diretamente às suas necessidades.
  4. Como saber se a VOC está gerando resultados?
    Monitore métricas como aumento de satisfação, taxas de retenção e crescimento nas vendas após implementar mudanças sugeridas pelos clientes.
  5. Devo coletar feedback de todos os clientes?
    Idealmente, sim. Contudo, se o volume for muito grande, priorize grupos estratégicos como clientes frequentes ou insatisfeitos.
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