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3 Principais Formas de Precificação

Bruno Haas

12 de janeiro de 2021

É comum surgirem dúvidas na hora de precificar, ou seja, estipular um preço nos produtos ou serviços oferecidos. No entanto, há três diferentes pilares calcular o valor daquilo que é oferecido por sua empresa. Listamos abaixo:

Precificação com base nos custos

Após a classificação e a alocação dos custos você determina um Markup. Markup é um fator que determina o quanto em valor o preço do produto deve estar acima do custo. Para a definição deste fator devemos determinar a margem de lucro desejada e os impostos incidentes sobre as vendas, para então mutiplica-lo pelo custo total unitário do seu produto ou serviço. Uma das principais dificuldades ao realizar a precificação consiste no fato de que determinados custos são difíceis de valorar, porém são etapas cruciácias para a determinação de um preço assertivo.

Precificação com base na concorrência

Essa tática utiliza como ponto de partida os preços praticados pelas empresas do mesmo nicho de mercado ou setor. Apesar de bastante usado quando os custos são de difícil aferição, esse método tem fraquezas como a dificuldade de pequenas e médias empresas cobrarem como grandes corporações e a discrepância entre o preço estipulado e o valor para o cliente.

Precificação com base na demanda e na diferenciação

O valor que o cliente está disposto a pagar pelo produto ou serviço da empresa é o que norteia esse tipo de precificação. Algumas variantes podem afetar esse preço, tais como a imagem que os clientes tem da empresa, a confiabilidade do produto/serviço e etc. Porém já que o cliente não tem acesso ao custo real do produto/serviço, é possível que o preço não esteja entre os fatores centrais para ele.

Gerar valor para seus produtos e serviços, ou uma experiência única para seus cliente podem ser alternativas para não depender de uma estrutura eficiente de custos para sobrevivência de seu negócio. Mas lembre-se, uma determinação correta do preço de venda deve se basear nos três fatores: o custo, a concorrência e o mercado consumidor. Dependendo da característica do negócio, do ambiente competitivo e seu mercado consumidor cada um dos fatores pode ter mais peso, mas em geral todos os três pilares devem ser considerados no momento de formulação do preço de venda

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