Escolha uma Página

Como usar as planilhas na nuvem (Google Drive)?

Bruno Haas

Compartilhar planilhas no Google Drive para desktop é uma maneira eficaz de colaborar em projetos e trabalhos em equipe de forma simplificada e acessível. Se você costuma utilizar a versão web ou o aplicativo para compartilhar documentos, migrar para a versão para desktop pode otimizar seu fluxo de trabalho e economizar tempo.

O Google Drive para desktop é compatível tanto com Windows quanto com macOS, funcionando como uma extensão do armazenamento disponível em seu computador. Aqui estão os passos para utilizar o Google Drive para desktop:

1. Crie uma conta no Google Drive

2. Baixar o Google Drive para Desktop e Fazer Login

  • Acesse a página oficial de download do Google Drive e clique em “Baixar o Drive para Computador”. Link para download: https://www.google.com/drive/download/
  • Após o download, execute o arquivo de instalação. Quando solicitado, conceda as permissões necessárias para que o arquivo realize as alterações no dispositivo. Você também pode optar por criar um atalho para o programa durante a instalação.
  • Após a instalação, inicie o programa e faça login com suas credenciais do Google para habilitar o backup e a sincronização.

3. Criando pasta para sua planilhas

  • Ao abrir os arquivos do seu computador irá verificar que um ícone do Google Drive foi criado.
  • Selecione o diretório do Google Drive e cria uma nova pasta para as suas planilhas e conteúdos. Agora basta mover as planilha para a pasta do Google Drive para que ela seja sincronizada automaticamente com a nuvem.
  • Você poderá abrir as planilhas normalmente utilizando o Excel do seu computador e fazer o uso que necessita. Ao salvar o arquivo ele será sincronizado com a nuvem do Google Drive.

4. Compartilhando a pasta e colaborando com a sua equipe

  • Para compartilhar você deverá clicar com o botão direito do mouse sobre a pasta ou arquivo e selecionar a opção “Compartilhar com o Google Drive”
  • Adicione os e-mails da sua equipe e tudo pronto! Eles deverão realizar os mesmos passos 1. e 2. e terão acesso aos arquivos compartilhados em seu computador no diretório do Google Drive.
  • Você pode conceder diferentes níveis de permissão, como visualização ou edição.
  • As pessoas com quem você compartilhou a planilha poderão acessá-la e colaborar em tempo real, independentemente de estarem utilizando o Google Drive para desktop, a versão web ou o aplicativo móvel.

Utilizar o Google Drive para desktop simplifica o processo de compartilhamento e colaboração em planilhas, proporcionando uma experiência integrada e eficiente para equipes e projetos compartilhados.

Se você tiver alguma dúvida basta entrar em contato conosco em nosso WhatsApp ou no e-mail contato@resultar.com.br

Seja um especialista em Gestão Empresarial!

Acesse diversos recursos gratuitos para profissionalizar seu planejamento e processos!

Mais conteúdos do Blog