Você já ouviu falar na matriz BCG? E nos quatro itens que compõem seus quadrantes: vacas leiteiras, estrelas, abacaxis e interrogações? Está se perguntando o que, afinal, é tudo isso? Na realidade, essa matriz funciona como uma ferramenta bastante útil para sua empresa. Explicamos melhor abaixo.
O que é
A Matriz BCG, é uma ferramenta de análise que serve para avaliar o portfólio de produtos da sua empresa e tomar decisões em relação a eles. É uma importante ferramenta para análise de portfólio e recebe este nome pois foi criada por Bruce Doolin Henderson, fundador do Boston Consulting Group (BCG). É a matriz BCG que dirá o que manter na carteira de produtos/serviços e o que retirar de lá.
Ela propõe diferentes ênfases de gestão e de estratégia para o portfólio conforme seu posicionamento em relação ao potencial de crescimento do mercado em que o produto ou serviço está inserido e em relação à sua participação relativa no mercado (market share).
Composição
A BCG é composta por dois eixos: de um lado, a taxa de crescimento do mercado; de outro, a participação de seu produto/serviço no mercado. Levando em conta que cada um desses eixos é composto por dois setores, chegamos em um quadrante, no qual podem ser posicionados tais grupos de produtos/serviços:
Vacas leiteiras: Produtos com este perfil podem render grande lucro e não necessitam de muito investimento de tempo ou dinheiro em marketing ou vendas. Tais produtos/serviços possuem a capacidade de “autopromoção” devido a sua qualificação e reputação;
Estrelas: rendem grande lucro, porém necessitam de investimento para que vendam bem;
Pontos de interrogação: Necessitam de maior investimento em marketing e vendas. São pontos de interrogação no portfólio, lançamentos e produtos “aposta” das empresas. Usualmente são negócios em mercados altamente atrativos e que a empresa é entrante ou tem pouco share (pouca participação relativa). Ou você ganha participação ou esta competição não irá compensar (investimento versus resultado).;
Abacaxi: São negócios em mercados pouco atrativos e que você tem pouca participação. Se houver perspectivas de um crescimento do mercado, reformule sua estratégia, caso contrário, leve em consideração sair.
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