Escolha uma Página

3 Passos para Avaliar Seus Fornecedores

Bruno Haas

Realizar a avaliação de fornecedores envolve três etapas antes da decisão final: o mapeamento, o controle e a classificação. Essa avaliação é importante para manter a qualidade dos produtos oferecidos pela empresa, cumprir os prazos estabelecidos e respeitar a gestão de custos. Ao empregar os resultados da avaliação de fornecedores, o negócio acaba por tornar-se mais eficiente.

Passo 1 – Mapeamento

Crie uma lista de fornecedores, peças e conjuntos. Entenda como se estrutura a cadeia de suprimentos de sua empresa.

O mapeamento é essencial para ter uma visão clara de quem são os seus parceiros de negócio e como eles impactam seus processos. Ao mapear os fornecedores, você também identifica quais são os pontos críticos na cadeia de suprimentos, como dependência de um único fornecedor para um item crucial ou riscos relacionados à localização geográfica. Essa etapa inicial prepara o terreno para as próximas fases da avaliação, garantindo que todos os fornecedores sejam considerados e que nenhum detalhe seja negligenciado.

Passo 2 – Controle

Para realizar essa etapa, é necessário levar em conta alguns indicadores de desempenho, no âmbito da qualidade, entrega, custos e relacionamento. Exceto o item relacionamento, que terá análise qualitativa, os demais passarão por análise de cunho quantitativo Alguns exemplos de questões a serem considerada no desenvolvimento e definição dos indicadores:

QualidadeNúmero de fornecimentos fora da especificação
Número total de fornecimentos
EntregaPrazo de entrega
Número de entregas fora do prazo
Número total de entregas
CustoPreço médio
% Aumento de preço do fornecedor (inflação)
RelacionamentoNota para o relacionamento fornecedor (empresa e para o suporte técnico oferecido ao seu negócio)

Durante a fase de controle, a coleta e análise de dados deve ser contínua. Manter um histórico detalhado de desempenho dos fornecedores ajuda a identificar padrões ao longo do tempo, o que é vital para tomar decisões informadas. Por exemplo, um fornecedor que consistentemente entrega produtos de alta qualidade, mas falha em cumprir prazos, pode precisar de ajustes no contrato ou de intervenções para melhorar a pontualidade. A avaliação detalhada permite ajustar estratégias e manter a eficiência operacional.

Abaixo temos um exemplo com a avaliação de fornecedores olhando alguns indicadores principais:

Passo 3 – Classificação

De posse dos dados, ordene seus fornecedores de acordo com seu desempenho. Por exemplo, em uma escala fornecedores 1) master, 2) capacitado, 3) aprovado e 4) condicional.

AvaliaçãoQualidadeEntrega CustosSuporteClassificação final
Master<= 120<= 5000<= 0%>= 3>= 3,5
Capacitado<= 500<= 13500<= 3%< 3< 3,5
Aprovado<= 1000<= 27000<= 5%> 1 > 1,5
Condicional> 1000> 27000> 5%<= 1<= 1,5
exemplo tabela de classificação de fornecedores

Master: Fornecedores classificados como “Master” são aqueles que oferecem excelente qualidade, entregam dentro do prazo, mantêm preços estáveis e têm um relacionamento muito positivo com a sua empresa. Esses fornecedores são parceiros estratégicos e geralmente merecem contratos de longo prazo e investimentos adicionais em parcerias.

Capacitado: “Capacitados” são fornecedores que apresentam um bom desempenho em geral, mas podem ter algumas áreas que precisam de melhorias. Eles são considerados confiáveis e úteis, mas podem não estar no nível dos “Masters”.

Aprovado: Fornecedores “Aprovados” atendem aos requisitos mínimos, mas não se destacam. Eles são adequados para suprir necessidades regulares, mas podem ser considerados para melhorias ou substituição se o desempenho não melhorar.

Condicional: Fornecedores “Condicionais” apresentam um desempenho insatisfatório em uma ou mais áreas. Eles são candidatos a planos de desenvolvimento intensivo ou substituição, dependendo da criticidade dos produtos ou serviços fornecidos.

Com a escala de classificação e os registros de fornecimento é possível avaliar mensalmente a nota final e mensurar a classificação do fornecedor, sendo uma ferramenta de análise comparativa e também de evolução dos fornecedores do seu negócio.

A classificação dos fornecedores é mais do que uma simples ordenação; ela fornece uma base para decisões estratégicas. Com essa classificação em mãos, você pode determinar quais fornecedores são vitais para suas operações e merecem investimentos adicionais, como desenvolvimento de capacidades ou contratos de longo prazo. Além disso, a classificação permite que você identifique fornecedores de desempenho inferior e tome medidas corretivas, como negociações para melhorias ou substituição por alternativas mais confiáveis.

Exemplo de Avaliação e Classificação de Fornecedores

Por exemplo, imagine que sua empresa esteja avaliando três fornecedores principais para um componente crítico. Após realizar as avaliações de qualidade, entrega, custos e relacionamento, os fornecedores são classificados da seguinte forma:

FornecedorQualidadeEntregaCustosRelacionamentoClassificação Final
Fornecedor A<= 120<= 5000<= 0%>= 3Master
Fornecedor B<= 500<= 13500<= 3%< 3Capacitado
Fornecedor C<= 1000<= 27000<= 5%> 1Aprovado
Fornecedor D> 1000> 27000> 5%<= 1Condicional

Neste exemplo, o Fornecedor A é classificado como “Master” devido ao excelente desempenho em todos os critérios, tornando-se um parceiro estratégico para a empresa. O Fornecedor D, por outro lado, apresenta desempenho insatisfatório e é classificado como “Condicional”, o que pode levar a ações de melhoria ou substituição.

Tomada de decisão

Por fim, é necessário pensar:

  • Qual o impacto dos fornecedores em nossos processos e negócio?
  • Quais ações de desenvolvimento de fornecedores iremos adotar?
  • Quais fornecedores permanecerão integrando sua cadeia de suprimento?

A tomada de decisão final é onde todo o processo de avaliação converge. Com base na classificação e nas análises realizadas, você pode desenvolver planos de ação para fortalecer as relações com os fornecedores mais estratégicos e fazer ajustes onde necessário. Isso pode incluir renegociações contratuais, implementação de programas de melhoria contínua, ou até mesmo a decisão de encerrar parcerias que não agregam valor. Para isso é importante que as informações sejam reunidas em um plano de ação de desenvolvimento de fornecedores, como no exemplo abaixo:

Lembre-se de que a eficácia da sua cadeia de suprimentos está diretamente ligada à qualidade e confiabilidade dos seus fornecedores, tornando essa etapa final crítica para o sucesso do negócio.

Conclusão

Ao implementar um processo de avaliação e desenvolvimento contínuo, sua empresa não só assegura a consistência na entrega de produtos e serviços de alta qualidade, mas também constrói relacionamentos mais sólidos e mutuamente benéficos com seus fornecedores. Isso resulta em uma operação mais competitiva, sustentável e capaz de responder de maneira ágil às demandas do mercado.

Se você deseja aprimorar ainda mais a gestão de seus fornecedores, considere utilizar ferramentas especializadas, como a nossa Planilha de Avaliação de Fornecedores. Entre em contato conosco para saber mais sobre como podemos ajudar a otimizar sua cadeia de suprimentos e impulsionar o desempenho do seu negócio.

Se você pretende avaliar seus fornecedores e, assim, tornar seu negócio mais eficiente, opte por nossa planilha “Avaliação de Fornecedor”. Entre em contato conosco e saiba mais sobre nossos produtos!

Auditoria de Fornecedores | Avaliação de Fornecedores | Cadeia de Suprimentos | Classificação de Fornecedores | Controle de Qualidade | Desempenho de Fornecedores | Desenvolvimento de Fornecedores | eficiência operacional | Gestão de Fornecedores | Gestão de Suprimentos | melhoria contínua | Parceria Estratégica | Qualidade de Fornecedores | Relacionamento com Fornecedores

Seja um especialista em Gestão Empresarial!

Acesse diversos recursos gratuitos para profissionalizar seu planejamento e processos!

Mais conteúdos do Blog